“O que deve ser um Presidente da República?” concurso de artes para jovens

OBJECTIVOS
Ouvir a opinião dos jovens sobre o papel e as funções de um Presidente da República.
Incentivar os jovens ao envolvimento na comunidade e ao exercício da cidadania como contributo para a formação de cidadãos livres e autónomos, atores dos seus próprios destinos, conscientes dos seus direitos mas também das suas responsabilidades na criação de uma sociedade democrática.

TEMAS A ABORDAR
Quais devem ser as tarefas e responsabilidades de um Presidente da República?
Quais são as áreas e temas que merecem a intervenção de um Presidente da República e de que modo devem essas ações ser por ele efetuadas?
De que modo pode a relação do Presidente da República com os cidadãos ser positiva, construtiva e proveitosa para todos e para o país? Em que alturas e em que contexto deve fazê-lo?

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Este concurso é aberto a jovens entre os 18 e os 30 anos, podendo os trabalhos apresentados ser de autoria individual ou colectiva. [Regulamento]

FORMATO DAS OBRAS
Categoria bidimensional: Cartaz, pintura, desenho, gravura, ilustração, banda desenhada ou fotografia. As dimensões máximas são o formato A0.
Categoria multimédia: Vídeo de duração máxima de 2 minutos, HD (1920 x 1080 px) cujo conteúdo pode incluir uma peça teatral, uma performance, uma declamação de poesia ou uma peça musical, entre outros, podendo as técnicas ser imagem real, animação stop motion, animação digital, etc.

ENVIO
Os trabalhos da categoria bidimensional deverão ser digitalizados em formato PDF e enviados por We Transfer – https://www.wetransfer.com/ – para obompresidente@gmail.com. Os trabalhos da categoria multimédia deverão ser colocados no YouTube e o seu link enviado para obompresidente@gmail.com Todos os trabalhos enviados devem ser acompanhadas pela Ficha de
Inscrição preenchida, até 27 de Novembro de 2015.

NOTIFICAÇÃO
Um júri irá selecionar os trabalhos baseando a sua decisão, na qualidade dos mesmos e no facto de terem em conta as questões acima referidas. Todos os concorrentes cujos trabalhos sejam seleccionados pelo júri serão avisados por correio eletrónico, até ao dia 07 de Dezembro de 2015. Os trabalhos escolhidos devem ser enviados ou entregues directamente em morada a indicar posteriormente.
EXPOSIÇÃO E DIVULGAÇÃO
Será realizado um Festival de Arte Jovem a inaugurar na segunda semana de Dezembro de 2015, na Sede Nacional, Rua do Cais do Tojo, 7, Lisboa, com todos os trabalhos selecionados. Os autores dos trabalhos selecionados terão as suas peças divulgadas no âmbito da campanha Sampaio da Nóvoa – em suporte físico e em linha – tendo a oportunidade de mostrar o seu trabalho criativo no contexto nacional.
JÚRI
Carlos Fragateiro, Catarina Alves Costa, Pedro Proença e Tiago Pereira

CartazConcursoArtesPresidenteSampaioNovoa