Testemunhos

  • Ana Jorge

    Sampaio da Nóvoa traz-nos um novo discurso, mais preocupado com as pessoas, mais humanista, e através da palavra, do diálogo e de sensibilidade assume a defesa dos portugueses, da sua honra e dignidade. Proveniente da sociedade civil, não partidária, mas de grande consciência política, permite uma intervenção mais transversal na sociedade, de grande relevância no momento em que nos encontramos. Traz-nos uma mensagem de esperança, de que vale a pena acreditar e que Portugal pode ter um futuro diferente.

  • Lisete Fradique

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque acredito e confio que trará, de novo, a dignidade à Presidência da República.

  • Álvaro Teixeira Lopes

    Apoio a candidatura que defende com seriedade a defesa dos valores que Sampaio da Nóvoa tão claramente enuncia e em que me revejo sem hesitar.
    A educação, a cultura, a justiça social são pilares da nossa democracia que urge fortalecer. A oportunidade de se ser feliz neste país é um direito que nos assiste a TODOS.
    Penso que alguém que não nasceu na política e com um percurso pessoal e profissional tão rico, só se candidata à Presidência da República porque acredita verdadeiramente em tudo aquilo que defende.

  • Paula Oliveira

    Apoio Sampaio da Nóvoa, pela sua suas convicções humanistas, as quais são tão necessárias ao país. Sou mais um voto a querer dar força à mudança.

  • Pedro Miguel Coelho

    A política em Portugal precisa de novas ideias, novas pessoas e gente com contributos fora da caixa. Sampaio da Nóvoa é alguém com um percurso cívico exemplar e tem a tranquilidade de quem tem provas dadas e está pronto para fazer melhor. Vamos, está na hora de voltarmos a ter uma presidência de todos os portugueses!

  • Constantino Sakellarides

    Com António Sampaio da Nóvoa trabalharemos para devolver aos portugueses a confiança nas instituições da República e a esperança num futuro melhor.

  • Rui Vieira Nery

    Talvez por ter vivido tantos anos nos Estados Unidos, que são o meu segundo país, sempre gostei da expressão americana “stand up and be counted”, que não tem uma tradução exacta em português (seria qualquer coisa como “levanta-te e deixa que te contem”, mas também, de forma mais livre, “que saibam de que lado estás”). Não por ter qualquer ilusão sobre a influência da minha decisão individual na dos meus concidadãos, que é obviamente nula, mas por um simples princípio ético de cidadania – não gosto de ficar em casa, supostamente “cheio de razão”, a assistir à vida pública portuguesa como se ela fosse um objecto exterior, uma realidade a que não pertenço e pela qual não sou responsável. Talvez as minhas decisões políticas não tenham sido sempre as melhores, mas posso dizer, com algum orgulho, que nunca foram guiadas por outro interesse que não fosse a vontade de me associar àquilo que melhor me parecia servir o interesse público. Umas vezes perdi, outras ganhei, mas fiquei sempre com a consciência tranquila de ter estado do lado que me parecia ser o melhor para o meu País. É com essa mesma consciência de dever cívico que apoio convictamente a candidatura de António Sampaio da Nóvoa à Presidência da República e que integro a sua Comissão de Candidatura (o meu nome não aparece nesta lista por mero lapso técnico). A responsabilidade da vida política portuguesa é de cada um de nós, e esta é a minha forma de exercer a que me cabe. Stand up and be counted.

  • Rui Teixeira

    Logo no nosso primeiro encontro vi nele um homem de ação e ideias claras, tão desassombrado quão sereno, inspirador, virado para o futuro, e, sobretudo, um homem íntegro e livre. Em Sampaio da Nóvoa a liberdade vale como valor supremo, obviamente, mas vale, também e muito particularmente, como um instrumento de trabalho de primeira grandeza, que emerge da sua inigualável habilidade para congregar pessoas e causas, dando vida e coesão a corpos, de ideais e de ação, onde congrega, em conforto, almas tão diversas. Juntei esta recolha ao espólio que já trazia – o brilhantismo do investigador, do autor, do professor, do cidadão de caráter e de causas conhecidas e partilhadas – para chegar à imagem que dele guardo e que continuamente aprimoro: a de um cidadão inteiro, possuído por uma visão holística, moderna, inclusiva, aberta e que incorpora o futuro. Incorpora, ainda, a irreverência do artista, que usa as palavras como matéria-prima essencial, imune às modas, aos tiques em uso e às mordomias, moldado pela simplicidade extrema e por uma inteligência e cultura ímpares. Um homem raro.

  • Rui Lages

    Sampaio da Novoa representa o humanismo,  a seriedade, a ponderação, ao contrário da plastificação em que se tornou a figura presidencial. É tempo de congregar a Nação, é tempo de exaltar Portugal, é tempo de valorizar a cultura como traço identitário de um povo, de uma nação. E hoje, Sampaio da Novoa, concretiza tudo isso!

  • Maria José Vitorino

    Falta-nos uma visão radical e humanista para o País e o Mundo que combata as apostas dos radicais conservadores e austeritários. Sem visão, a esperança caminha sem rumo. Em Portugal, cada eleição nos pode afastar ou aproximar dessa visão, trazer forças para avançar ou pesos para retardar o rumo de uma vida melhor, mais digna, para toda a gente. É preciso que haja pessoas que votem, e candidatos mobilizadores de mais e mais gente, fazendo convergir diferentes maneiras de ver e de agir, mas coma mesma clareza e e a mesma vontade. António Sampaio da Nóvoa, homem da liberdade e da dignidade, da educação e da cultura, sempre e antes de mais cidadão entre cidadãos, é a alternativa justa, como Presidente da República, para que a nossa vida mude, e mude para melhor. Por aquilo que diz e escreve, por aquilo que é, e como é. Pela importância do cargo a que se candidata, fundamental no equilíbrio da nossa democracia. Pelo momento decisivo que atravessamos, em Portugal, na Europa, no Mediterrâneo, no Atlântico, no Mundo. Pelo tempo que aí vem, e que teremos de ser nós a fazer acontecer.  Subscrevi a sua candidatura e conta com o meu apoio, que é o de uma cidadã empenhada, feminista, e de esquerda. Apenas uma – sei, porém, que, em democracia, um voto basta para fazer a diferença.

  • Ana Paula Rocha

    Desde há muito que admiro Sampaio da Nóvoa pelo seu trabalho e pelos seus ideais no ensino, educação e cultura.
    “Um país só cresce com raízes sólidas nesta área. Só assim se consegue o desenvolvimento e o progresso de uma nação.
    “Sampaio da Nóvoa é a mudança que Portugal precisa.

  • António Costa Valente

    Delimitando território, anunciando proximidade, circulando a mais potente de todas as luzes numa longura para além da vista, a imponente estrutura arquitectónica de construção nos limites do penhasco em vertigem constante com as forças da intempérie tem um nome – Farol. O candidato Sampaio da Nóvoa tem essa construção estruturante, atordoando pela voracidade da palavra o que urge mudar, o que justifica crescer, o que a ação sufraga na procura das novas praias deste Portugal onde a mudança deve começar na Presidência. Voto Sampaio da Nóvoa porque lhe conheço as palavras e a força do espírito que transportam. (António Costa Valente, cineasta e professor universitário).

  • Carlos Lobo

    Sampaio da Nóvoa, um homem íntegro e imparcial.  Cidadão de causas e  convições.

  • Tiago Gonçalves

    Sampaio da Nóvoa é alguém que coloca, acima de tudo, as pessoas. É um homem de diálogo, mas não abdica dos seus valores, da sua coragem e da sua busca pelo que é justo. É por isso que o quero ver como o próximo Presidente da República de Portugal.

  • Lídia Jorge

    A Presidência da República não é um capricho democrático da República, é uma instância de representação que faz falta. Por isso, é preciso encarar o Presidente da República como uma figura indispensável, e não o seu contrário. Alguém que fale por nós quando ficamos sem voz, que nos estime como nação, quando ficamos desfeitos, que decida pelo país inteiro e acerte, quando oscilamos no rumo colectivo. Alguém que nos abra a porta quando o país fica sem fronteiras e que o faça por nós todos, e não só por si mesmo. Talvez por isso, por essa carência de afeição que o país sente, eu pense em Sampaio da Nóvoa, neste momento. Do que conheço da sua personalidade, vejo-o como alguém que nos pode representar com voz serena e próxima, suportada por tanto quanto sabe sobre o devir da Humanidade. Muitas vezes o ouvi. Quem tanto sabe sobre como ensinar, como aprender, como evoluir e criar Ciência, juntar opiniões e formar propostas inovadoras, que mudam realidades pesadas, e conceber instituições novas, sabe por certo ajudar a abrir o Futuro que tarda mas está para vir.
    António Sampaio da Nóvoa não será o providencial, será um providencial parceiro. Espero que o seja.

  • Luís Grosso Correia

    O lastro da sua vasta obra académica (como professor, investigador e reitor), a sua independência intelectual e partidária e as suas raras características pessoais (inteligência, rigor, responsabilidade, capacidade de trabalho e de gestão, sentido de serviço público, solidariedade, paciência, humor, entre outras), habilitam o Professor António Sampaio da Nóvoa a afirmar que vai acrescentar valor à praxis política e a pugnar pelas mudanças óbvias que tardam na sociedade portuguesa. Com ele, política e presidente voltarão a escrever-se com P maiúsculo.

  • Armando Isaac

    A candidatura a Presidente da Républica de Sampaio da Nóvoa é uma lufada de ar fresco e a única esperança que nos resta, dado tratar-se de um cidadão competente, sério, culto e capaz de fazer a defesa intransigente dos direitos democráticos do povo português.

  • Joana Ruas

    Apoio Sampaio da Nóvoa desde que anunciou a sua candidatura e votarei nele no dia 24 de janeiro pois estou certa de que teremos em Sampaio da Nóvoa um presidente que encara a sua função presidencial na sua dimensão política e social como uma atividade e não como uma mera função de representatividade. Na sua declaração de princípios afirma que não há Estado Social sem Democracia, nem Democracia sem Estado Social , empenhando-se em devolver à escola e às nossas instituições tradicionais e políticas e à cultura o poder que perderam. Também pela afirmação do Português como fator de congregação de uma comunidade de povos que partilham uma História e uma Língua comum. Sampaio da Nóvoa é o presidente capaz de «abrir o coração às águas da paz e da coesão social», como diria Dante.

  • Maria Antónia Frasquilho

    Apoio o candidato Sampaio da Nóvoa para Presidente da República porque um independente, intelectualmente brilhante, culto, socialmente sensível, integro e honesto, competente para gerir situações complexas de conflito com a sabedoria e serenidade que lhe são próprias, capaz de resgatar o orgulho da nossa identidade nacional será a mais valia que os portugueses tanto necessitam.

  • Helena Costa Araújo

    Apoio a candidatura de Antonio Nóvoa pois acredito que contribuirá de forma incisiva para o combate ao desperdício de jovens e da sua formação, incidirá sobre a relevância da capacidade comunicativa no espaço público e  apoiará de forma sistemática o desenvolvimento do conhecimento e da ciência.

  • Jorge Sampaio

    Sampaio da Nóvoa é salutar para a democracia portuguesa, vem da sociedade civil e representa a renovação que é esperada na vida política portuguesa. Tem todas as características de Presidente da República: capacidade de diálogo, de fazer pontes, de unidade e mediação, de incentivar o compromisso e é sobretudo uma pessoa capaz de ter causas. O país precisa de uma pessoa de causas para voltar a ter esperança.

  • Cipriano Justo

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque garante o cumprimento da Constituição e tem a visão de um país mais solidário.

  • João da Cruz Carvalho

    A candidatura do Sr. Professor António da Nóvoa à Presidência da República Portuguesa, é para mim entendida como uma consequência natural do seu percurso de vida ao serviço público, marcado por uma relevante intervenção cívica livre, decidida e responsável. A sua candidatura na forma e no tempo que foi anunciada constitui um ato corajoso e clarividente, certamente ancorado na sua crença de que é possível a intervenção cívica ao mais alto nível da esfera política sem o compromisso prévio dos partidos políticos. As ideias e os ideais que defende e o movem mobilizarão certamente milhares de cidadãos, colocando a sua candidatura num patamar supra partidário, criando um espaço de liberdade e conforto para a expressão da diversidade de crenças, anseios e opiniões. Assim a candidatura do Professor António da Nóvoa não é mais uma candidatura entre tantas outras, é um projecto assente numa nova visão sobre a sociedade portuguesa e sobre as responsabilidades e competências do Presidente da República como garante do seu bem estar e do seu desenvolvimento económico social e cultural bem como sobre as formas de as exercer no quadro constitucional vigente.

  • Hugo Ferrão

    António Sampaio da Nóvoa é um homem de rara qualidade, possuidor de uma cultura humanista de enorme actualidade que lhe permite transmitir serenidade e esperança nos contextos mais desfavoráveis. Revela um imaginário em que o bem comum não é apenas uma metáfora, mas um dever de cidadania. Diplomata e negociador incansável na procura de consensos capazes de construir futuro. É o meu Presidente da República.

  • Carlos Costa

    Apoio Sampaio da Nóvoa pelo regresso aos valores democráticos.

  • Pedro Carraca

    Pela sua honestidade directa, pela dedicação sem outros objectivos senão o de cumprir bem o trabalho. Pelo passado e pela hipótese de futuro, pela simplicidade e pela mudança.

  • Isabel do Carmo

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque será um garante da igualdade de direitos de facto de todos os cidadãos portugueses.

  • Elmano Margato

    Eu apoio a candidatura do Professor Sampaio da Nóvoa porque lhe reconheço honestidade, competência e a capacidade para nos proporcionar esperança e confiança no futuro.

  • Maria Guilhermina Pereira

    Pela simplicidade, dedicação, sentido de justiça e proximidade, eu estou com o Professor António Sampaio da Nóvoa.

  • Carlos Matos Gomes

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque ele se bate pelos mesmos valores pelos quais me bati no 25 de Abril de 74. Porque ele faz parte do meu mundo de valores. Porque quero o melhor para Portugal, para os portugueses, melhores oportunidades para trabalhar, para viver, para ser o que cada um possa ser. Porque quero na Presidência alguém que saiba pensar, sonhar e agir.

  • José Aranda da Silva

    Apoio Sampaio da Nóvoa. Faz a diferença que Portugal necessita para se reencontrar e vencer os futuros desafios.

  • Ana Romão

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque quero um Presidente com a coragem de se comprometer com grandes causas, que queira e saiba ouvir a diversidade do país que somos. Um Presidente com voz na salvaguarda da nossa soberania e dos princípios democráticos. Um Presidente que estimule a cultura, a educação e a ciência, bases essenciais da liberdade, da cidadania e das capacidades empreendedoras. Quero um Presidente que se empenhe na defesa do Estado Social, que rejeite o fatalismo e esteja atento às desigualdades sociais. Sampaio da Nóvoa inspira-me confiança na nossa capacidade coletiva para construirmos um futuro melhor.

  • Teresa Barata Salgueiro

    António Nóvoa tem grande sentido estratégico, é sensível aos desafios globais, à diversidade cultural e às desigualdades sociais crescentes. Aberto à pluralidade e à colaboração, é capaz de ajudar a vencer as dificuldades que o país enfrenta, mobilizando as pessoas para a mudança, porque sabe dinamizar a participação, abrindo caminhos para um futuro mais solidário que, ancorado nos desafios do conhecimento e da educação, assegure maior progresso e justiça social.

  • Paula de Vasconcelos
    “En janvier, j’irai voter pour Sampaio da Novoa, parce que son parcours de vie m’inspire confiance. Je suis particulièrement intéressée par la valeur qu’il accorde à l’éducation et à la culture. Il dégage une sagesse intérieure hors du commun. Il me semble qu’il contribuerait à ce vent de changement dont le Portugal a tellement besoin.”
    (Paula de Vasconcelos escreveu em francês para, como disse, não fazer erros em Português. Apoia Sampaio da Nóvoa e será uma das votantes no Consulado português em Montreal.)
  • José Corvelo

    Não obstante a minha simpatia e consideração por um ou outro candidato, estou seguro que o Professor Sampaio da Nóvoa é aquele que reúne as condições para melhor exercer o cargo de Presidente da República como defensor dos valores da democracia e da constituição da República Portuguesa. Daí o meu apoio à candidatura do Prof. Sampaio da Nóvoa

  • Luiz Gamito

    Apoio a candidatura porque esta irá recuperar a dignidade de representaçao do povo de Portugal.

  • Carlos Fragateiro

    Sampaio da Nóvoa é uma pessoa do tempo novo. Ele foi futebolista, matemático, andou no teatro, domina bem a Língua e os homens do novo tempo têm que dominar a Língua, porque é a base do pensamento, têm que ser matemático porque traz a abstração e a rapidez do pensamento, ter uma dimensão artística porque é a dimensão da sensibilidade e ser desportista, porque tem que ter a resposta rápida e o domínio do conjunto. Esta estrutura de pensamento de Sampaio da Nóvoa é a estrutura do tempo novo.

  • Elísio Summavielle

    A República tem valores que são inalienáveis. O valor da liberdade, o valor da igualdade, o valor da fraternidade… e um outro valor, que tem andado esquecido em Portugal: a ética republicana. Por isso mesmo, Sampaio da Nóvoa é o meu candidato, por uma questão da República e de ética.

  • Eurico Gonçalves

    A candidatura de António Sampaio da Nóvoa à Presidência da República surge em boa hora, na actual situação política assaz complexa, a necessitar de alguém informado, inteligente e lúcido, capaz de dialogar e de contribuir para a concretização de soluções consensuais de problemas nacionais que afectam todos os Portugueses.

  • Jaime Milheiro

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque sem uma cultura activa, a política não passa de catequese.

  • José Gigante

    Sampaio da Nóvoa é o Presidente de que o país hoje precisa: alguém com um olhar aberto para a realidade e com a firme convicção para porfiar num projecto de inclusão de todos nos grandes desafios da Cidadania, ou seja, da Democracia.
    “Agora que os recentes acontecimentos anunciaram o fim do estafado espectro do chamado “arco da governação”, ninguém melhor do que Sampaio da Nóvoa para promover a transversalidade das consciências e das vontades para lá do jogo tantas vezes viciado das lógicas partidárias.
    “O tempo novo que se anuncia e que Sampaio da Nóvoa não se cansa de evocar é o tempo de todos nós, da Liberdade e da Felicidade a que temos direito, não só os portugueses mas também todos os que vivem e trabalham neste país.
    “Para isso precisamos uns dos outros e precisamos de eleger um Presidente da República à altura desses desígnios. Por isso, eu apoio Sampaio da Nóvoa.

  • André Caldas

    Tive a oportunidade e a felicidade, enquanto dirigente estudantil, de trabalhar com o Professor Sampaio da Nóvoa na Universidade de Lisboa. Fui testemunha da sua simplicidade, do seu profissionalismo e, acima de tudo, da sua capacidade de mobilizar e de criar consensos. Tenho a certeza de que o Professor António Sampaio da Nóvoa será um excelente Presidente da República Portuguesa.

  • Graciete Rosa

    António Sampaio da Nóvoa, homem empenhado em novas tendências culturais, orientações sociais, estéticas e filosóficas, de uma refrescante criatividade que dá sentido a uma cultura viva,que marca o tempo e que acrescenta mais um degrau na escada gradativa da evolução do nosso povo.

  • Dalila d’Alte Rodrigues

    Sampaio da Nóvoa é uma personalidade detentora de uma vasta cultura, sensibilidade e experiência profissional no âmbito da Educação, além de revelar uma grande capacidade de comunicação e bom senso, aberto ao diálogo e confronto de ideias. A sua candidatura proporciona-nos um momento de esperança e profunda reflexão, para a união e participação activa na resolução dos graves problemas politico-sociais que actualmente nos afectam a todos.

  • Alice Vieira

    Voto Sampaio da Nóvoa porque já é tempo de ver a cultura ser tratada como merece, porque já é tempo de encarar a palavra cidadania em todos os seus aspectos, porque já é tempo de termos confiança no futuro do país. E ainda –como dizia o poeta Augusto Gil,– pela razão mais forte de todas:” porque sim.

  • Adelino Granja

    Desde que António Sampaio da Nóvoa apresentou a sua candidatura ao cargo de Presidente da República, teve o meu apoio. O fato de congregar o apoio de três ex-Presidentes da República é o garante de estabilidade e o sinónimo de que um Presidente da República tem que ser um Presidente para todos os Portugueses e não ter opiniões partidárias ou de algumas facções políticas.

  • Esmeraldo Pardal

    Apoio a Candidatura a PR de Sampaio da Nóvoa porque me identifico com as suas causas, porque acredito nele e porque penso ser a pessoa capaz de contribuir para a mudança da situação que vivemos.

  • Pedro Barros

    A Candidatura de Sampaio da Nóvoa a Presidente da República surge numa altura em que diversos valores estão postos em causa, e onde cada vez mais os jovens estão afastados da política. Surge numa altura em que é urgente termos um Presidente transversal a todos os Portugueses, que projete o nosso País, que nos garanta a equidade de todos, e que acredite que o futuro também passa pelos Jovens.
    Deposito a minha esperança e confiança no Professor Sampaio da Nóvoa.
    Assumindo-a como uma candidatura independente, o Professor sendo um líder nato, deixa-me convicto que no exercício das suas funções teremos um Presidente exemplar, íntegro e transversal.
    Sampaio da Nóvoa reúne todas as condições indispensáveis a uma candidatura neutral e transparente. Fidelidade, Lealdade e Dedicação, elementos essenciais onde assentam a candidatura e personalidade do Professor.
    Que ganhe Portugal, que ganhe Sampaio da Nóvoa.

  • Rui Oliveira

    Apoio António Sampaio da Nóvoa porque está em causa um futuro melhor para Portugal. Acredito nas suas potencialidades, na sua capacidade mobilizadora e, para além de tudo, acredito que António Sampaio da Nóvoa é capaz de traçar um rumo diferente para Portugal. Precisamos de alguém com visão, com coragem que não tenha medo de decidir. António Sampaio da Nóvoa é essa pessoa.

  • Tiago Barbosa Ribeiro

    Apoio inequivocamente a candidatura de António Sampaio da Nóvoa à Presidência da República. Faço-o por várias razões. Para além de um currículo profissional e académico de excepção, Sampaio da Nóvoa é portador de um sobressalto cívico com valores humanistas, soberanistas e solidários.
    Não tendo uma visão maximalista dos poderes presidenciais, Sampaio da Nóvoa guia-se por uma visão clara dos poderes constitucionais e da defesa dos pilares fundadores da nossa democracia que, ao longo dos últimos anos, foram esboroados pela governação da austeridade cumulativa. Isso passa por uma visão crítica do liberalismo redentor que nos empobreceu em Portugal, mas também pelas regras que o impõem na Europa, reforçando o peso de um bloco social e político contrário aos ortodoxos da economia.

  • Vicente Ferreira

    Um ator de mudança para o ensino superior e para o país.

  • Isabel Melo

    Voto em Sampaio da Nóvoa porque já é tempo de voltarmos a ter uma escola onde apeteça permanecer, uma escola que fomente a participação e a partilha, uma escola que forme cidadãos responsáveis e interventivos. Com Sampaio da Nóvoa cresce a vontade de participar e assim construir cultura, educação e desenvolvimento.

  • Maria do Carmo Bica

    Apoio a candidatura de Sampaio da Nóvoa por ser um candidato inteligente, culto, socialmente empenhado e capaz de ser independente de tácticas partidárias.

  • Miguel Vale de Almeida

    Não sonho com nenhuma utopia, gosto de discurso e ação concretos para mudanças concretas. Que promovam o que em tempos alguns de nós apelidaram de “democracia sem fim”.  Uma comunidade de valores respeitadores e incentivadores da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos – em todos os planos, do trabalho aos direitos LGBT, da pluralidade étnica e cosmopolita à igualdade de género. No nosso sistema o ou a PR pode e deve ser o símbolo disso; e um ator ou atriz da promoção do Comum. Sobretudo em tempos perigosos de descalabro do estado social, da economia como bem comum, do projeto europeu, da democracia, da pluralidade informativa, e do respeito pela Constituição. A candidatura de Sampaio da Nóvoa pode tirar-nos do pântano anímico em que nos meteram e em que deixámos que nos metessem.

  • Vasco Lourenço

    Sampaio da Nóvoa, como Presidente da República, poderá contribuir de forma decisiva para que se acabe com aquilo que tem sido o pantanal em que nós estamos submersos há bastante tempo. E de que forma? Influenciando as forças políticas de forma a encontrarem novas saídas, novas soluções, novas alianças.

  • Carlos Alberto Sequeira

    Na encruzilhada dos desafios sociais, políticos, económicos e éticos que este século XXI tem vindo a impor a uma Europa diferente, Portugal, pela sua história, pelas suas gentes, pelos valores humanistas e culturais que cultiva, pode ser fundamental no concerto das nações. Reconheço que, para além dos poderes constitucionais próprios, o Presidente da República deve unir e não separar, liderar estímulos aglutinadores, ser fator de esperança e de vontades na construção de um país inclusivo e sustentável, aberto para o mundo com princípios e valores humanistas. Apoio, assim, Sampaio da Nóvoa, homem de carácter, íntegro, que preza a democracia e com um percurso de tenacidade e competência, convicto de que a sua Presidência abrirá um novo ciclo de desenvolvimento para Portugal.

  • Fernando Sousa

    O meu apoio inequívoco a António Sampaio da Nóvoa tem a ver com a minha convicção de que ele representa a expressão da liberdade inteligente, culta e independente.

  • José Albergaria

    Sou apoiante do Professor António Sampaio da Nóvoa porque lhe reconheço perfil, histórico e empenhamento cidadão para exercer com qualidade a função de Presidente da República.  A sua carreira no ensino, na direcção da Universidade Clássica de Lisboa, como seu Reitor, a unificação por si dinamizada das duas Universidades,  a Técnica e a Clássica, de que resultou a Universidade de Lisboa, com uma dimensão e massas criticas que a catapultaram para lugares europeus de excelência é disso prova evidente. Creio ainda que, o facto de não ter histórico partidário sectário o habilitam a desempenhar um mandato em Belém ajustado ao tempo que vivemos, intoxicado por um desempenho presidencial enfeudado aos partidos do actual governo.

  • Pedro Roque Domingues

    O próximo Presidente da República deve ser o espelho do país que queremos ter. O Professor Sampaio da Nóvoa provou já que é capaz de aliar grandes decisões estratégicas a uma rara e preciosa componente humana. Mostrou ser alguém que vê para lá da tecnocracia e entende que um país se desenvolve com Educação, Ciência e Cultura. Por Portugal e pelos Portugueses, apoio o Professor António Sampaio da Nóvoa.

  • José Carlos Tengarrinha

    Apoio o Professor Sampaio da Nóvoa, pela sua simplicidade e sabedoria.

  • Jorge Bento

    Poucas vezes me comovi tão profundamente como hoje, ao ouvir A Portuguesa. António Nóvoa tinha acabado de afirmar cinco compromissos, que guiarão a sua conduta, se for eleito Presidente da República. O candidato tocou, com toda a precisão, na tragédia que afeta o presente e compromete o futuro do nosso país e da maioria da sua população, dos seus jovens, adultos e idosos. O clima era de uma transbordante emoção, provocada por palavras vivas que desataram os nós da indignação contra a angústia, a amargura, a humilhação, a ignomínia, o opróbrio e o sofrimento a que temos estado sujeitos. E abriram as portas da necessidade e da possibilidade de nos dedicarmos à regeneração da nação, apoucada e traída por arteiros e serviçais de uma Europa plutocrata, inculta, arrogante e insolente. Os acordes do Hino Nacional fizeram rebentar nos olhos e na pele fontes de alegria e esperança. E elas formaram, no coração e na alma, um caudaloso rio de confiança. Doravante este vai inundar Portugal, alimentando a coragem que o fará erguer-se com a dignidade na fronte, levantado do chão e alçado ao céu, ao som de um canto empolgante de liberdade e solidariedade.

  • Jorge Constante Pereira

    Vou votar em Sampaio da Nóvoa porque: não se limita a apontar os erros e falhas da direita; aponta caminhos que configuram uma atitude de respeito e defesa de valores de justiça e equidade; tem um discurso isento de facciosismo ou preconceitos ideológicos; mostra um desejo autentico de contribuir para uma sociedade não dependente dos interesses financeiros. Ou seja: vou votar em Sampaio da Nóvoa porque, sendo realmente um candidato de esquerda, é o que melhor poderá ser um presidente de todos.

  • Nuno Pereira

    “Portugal enfrenta um período sério. Talvez um dos mais difíceis em toda a sua História! Sampaio da Nóvoa trará, sem dúvida, bons contributos para a Acção Política de um Presidente da República. Precisamos de um Portugal assertivo em momentos decisivos e acredito que tudo isso é possível quando Sampaio da Nóvoa assumir a Presidência da República. O seu percurso cívico, que é público, é exemplar. Necessitamos de alguém que trabalhe em prol dos interesses comuns da sociedade portuguesa. Com Sampaio da Nóvoa Portugal será de todos os portugueses.”

  • David Teixeira

    Eu apoio a candidatura de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República porque, tal como ele, não perdi a esperança de acreditar num futuro melhor para Portugal e acredito que é possível recuperar a confiança do país.  A função presidencial tem que recuperar a força esbatida no tempo e não duvido que Sampaio da Nóvoa será o Líder que os portugueses merecem ter.  Em nome de um futuro para todos, considero que Sampaio da Nóvoa pode capacitar Portugal, tal como capacitou o ensino superior. Pela cultura, pelo conhecimento, pela juventude e pela educação, o voto em Sampaio da Nóvoa abre caminho a um pensamento estratégico que tem em conta a vertente humana e as causas sociais.
    Vote Sampaio da Nóvoa.

  • Florbela Sousa

    António Sampaio da Nóvoa é o meu candidato à Presidência da República porque acredito que o sistema político necessita de uma profunda mudança e que com ele em Belém, uma nova dinâmica na relação com, e entre os cidadãos e cidadãs irá emergir. Valorizo a sua capacidade de convocar sinergias, promover consensos, que testemunhei enquanto Reitor, mas, sobretudo, confio na sua independência e na sua visão de uma sociedade mais justa, mais desenvolvida, mais humana.

  • Armando Mascarenhas Ferreira

    Afastado da vida política partidária há alguns anos, rapidamente em mim cresceu e interiorizei a necessidade, no respeito pelos Partidos, tal como acentua Sampaio da Nóvoa na Carta de Princípios da sua candidatura à Presidência da República, de dar o tempo imprescindível ao tempo da cidadania “valorizando a presença cívica e política, inscrevendo a história de cada uma e de cada um no destino de todos”. Tive a oportunidade e o privilégio de o conhecer, enquanto Reitor da Universidade Lisboa e colega do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Apreciei a sua lucidez e o seu empenho nas sucessivas discussões do Orçamento de Estado no que às Universidades dizia respeito, a sua forma explícita na defesa intransigente do conhecimento, da ciência e da cultura como questões fulcrais para o futuro de Portugal. Revejo-me nos princípios que enuncia enquanto candidato à Presidência da República, da modernização da economia portuguesa nos pressupostos que a enforma à coesão territorial, da solidariedade nacional no respeito pela dignidade das pessoas ao estado social, de uma administração pública de qualidade a uma sociedade civil em primem os princípios elementares da igualdade e da equidade, princípios basilares de uma sociedade mais livre e tolerante, mais inclusiva e humana.

  • João Tordo

    Sampaio da Nóvoa é um amante de livros e de bibliotecas, da educação e do saber. Este país precisa de um presidente assim, que conheça Portugal e o Mundo, que seja apaixonado pela nossa língua, que tenha um percurso singular e marcante, dentro da política, mas sobretudo fora dela – um Homem, e não apenas um político; um Humanista; um cidadão independente e de grande capacidade cívica, intelectual e emocional. Apoio Sampaio da Nóvoa para Presidente da República.

  • Maria Tengarrinha

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque é independente, porque é um homem do saber que defende osvalores da liberdade, que reconhece que a educação é a ferramenta para o pensamento livre e o instrumento que estrutura o desenvolvimento humano. Acredito que é, e deve ser, o candidato que une e representa todos aqueles que estimam a democracia e os valores que a constroem. Voto Sampaio da Nóvoa por reconhecer nele o homem bom que vê esta candidatura com responsabilidade, entrega e abnegação. Será sem dúvida um presidente que nos deixará a todos orgulhosos, não apenas porque representará com dignidade o país, mas porque mobilizará os cidadãos para a construção de uma sociedade melhor

  • Sara Recharte

    Quero, como quer a juventude, perder a vergonha em deixar brilhar os olhos. Os olhos querem brilhar, o coração quer bater e todos os esforços querem reunir-se na transformação de Portugal e do seu lugar na Europa e no mundo. O Professor Sampaio da Nóvoa é filho de um Portugal que não se deixou abalar pelas tempestades e que representa um novo começo, um caminho limpo, um futuro que queremos conhecer. Vamos com António Sampaio da Nóvoa.

  • Berta Olívia de Sousa

    Apoio António Sampaio da Nóvoa pela sua dedicação e obra em prol de duas das maiores riquezas de um povo, a educação e a cultura, sabendo que será com esse mesmo espírito visionário que prestigiará a República Portuguesa.

  • Márcio Teixeira Ferreira

    Acredito em Sampaio da Nóvoa. Homem, simples e humilde, com sabedoria e inteligência para poder lidar com a grave crise política que atravessamos. É um Homem de causas, que se disponibilizou para mais uma, a Causa Portugal. Notório o seu trabalho, empenho e dedicação, na Universidade de Lisboa, estou certo e convicto que será a melhor escolha. De todos os candidatos, Sampaio da Nóvoa é o mais isento, com apoio dos mais variados quadrantes políticos. Por um Portugal melhor, mais justo e equitativo, confie em Sampaio da Nóvoa. Eu confio, e apoio Sampaio da Nóvoa.

  • Rui Santos

    Reconheço no Professor Sampaio da Nóvoa a inteligência, o conhecimento, a preparação e sobretudo o distanciamento partidário necessário para exercer com isenção a função de Presidente da República num tempo de enorme exigência.
    Um humanista, republicano, conhecedor do mundo, e da sua complexidade,
    Sampaio da Novoa transmite esperança e firmeza  capaz de alavancar e afirmar Portugal em todas as instituições e circunstâncias.  Será um presidente de todos e para todos os portugueses. Dirigente do Partido Socialista, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real.

  • Teresa Ricou

    Que a alegria se torne num grito de união para todos nós que ainda temos voz, numa tentativa de mudar o mundo! Difícil? Porém, podemos interpretá-lo. Como se fosse o último momento de um tempo já passado ou o primeiro de outros tempos futuros. Com António Nóvoa é mais possível!

  • Rui Tavares

    Eu apoio António Sampaio da Nóvoa porque é um Presidente de futuro para um país com futuro. Um Presidente com visão daquilo que deve ser o papel deste país na Europa e no Mundo de Língua Portuguesa, daquilo que deve ser uma política com consciência ecológica, com valores de progresso, de justiça social, de transparência, de ética e de inclusão. É por isso que ele será o Presidente de todos os Portugueses.

  • João Maria de Freitas-Branco

    A vida faz-se com escolhas, sendo a dos amigos uma das mais excelentes, ditada, no meu caso, pelo reconhecimento da presença de duas qualidades: a bondade e a seriedade. Mas há acrescido motivo para o meu estar aqui, agora, neste combate eleitoral singular que sinto como a mais importante eleição presidencial da história da República de Abril: esta candidatura é gesto portador de corajoso e digno investimento de esforço para reunir a Política com a Moral, resistindo ao austeritarismo e levando decência, honradez, carácter para a esfera do poder político. Uma urgência cívica. António Sampaio da Nóvoa personifica a elevação necessária para expurgar a Pátria dos políticos kitsch que a têm adoentado. A qualidade humana dos que detêm a vara do mando determina a qualidade da política que se faz e da civilização que se constrói.

  • Leonel Moura

    Quero um Presidente que, mais do que estar atento à cultura, ao conhecimento e à ciência, seja, ele mesmo, um homem da cultura, do conhecimento e da ciência. Ou seja, um homem do nosso tempo.  Um homem do século 21. Como é Sampaio da Nóvoa. (Leonel Moura é artista e Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação)

  • João Pedro Matos Fernandes

    Conheci o António Nóvoa, já lá vão 25 anos, na discussão de projectos concretos de desenvolvimento territorial e social. Nestes, a participação do António foi sempre de um realismo e pragmatismo enormes, nada influenciado pelas correntes, mas fruto do conhecimento do país, dos seus meios e do ambiente que envolvia a tomada de decisões. Acompanhei pelos jornais a tarefa que parecia impossível de fundir as duas grandes Universidade públicas de Lisboa e temi que com o sucesso da tarefa ele fizesse como o Herculano e se retirasse. Não o fez, e com uma enorme coragem, que em nada é filha da vaidade mas sim do seu elevado sentido cívico e de compromisso com o seu País, entendeu abraçar uma candidatura à Presidência da República Portuguesa. Sou seu apoiante, pois feliz é um país que tem como seu Presidente um homem como o António Nóvoa.

  • João Cravinho

    Sampaio da Nóvoa traz à alta política portuguesa uma lufada de ar fresco. É uma pessoa de larguíssima experiência, conhece o mundo, sobretudo conhece ideias e tem convicções fortes para o mundo que temos de construir. Conheci-o como Reitor a preparar a grande fusão que levou à criação da Universidade de Lisboa. Percebi o seu tato, a sua inteligência, a sua capacidade de fazer entendimentos, pontes e compromissos. Sei que é um homem muitíssimo bem preparado para as tarefas difíceis que a Presidência da República enfrentará nos próximos anos.

  • Carminda Morais

    Apoio António Sampaio da Nóvoa pela visão eclética da sociedade nacional e internacional aliada a uma capacidade e a um agir intencional, reconhecidamente ímpar e fundamental à mudança que Portugal precisa de fazer.

  • Francisco de Sousa Rodrigues

    Apoiar António Sampaio da Nóvoa é apoiar o amor à cidade e aos cidadãos, pela defesa intransigente dos valores republicanos, democráticos e da solidariedade.

  • Alexandre Henriques

    A capacidade dos decisores políticos tomarem as melhores decisões sobre a vida dos cidadãos depende, grande medida, da elevação e ética com que encaramos a atividade política. Apoio Sampaio da Nóvoa porque com ele conto com essa elevação da atividade política e, essencialmente, com a sobreposição do interesse de uma nação em detrimento de qualquer querela ou interesse político-partidário. Com Sampaio da Nóvoa terei a certeza que Portugal e tod@s @s Portugueses, sem exceção, serão a sua prioridade!”

  • Paula Godinho

    Apoio esperançosamente a candidatura do Professor Sampaio da Nóvoa à Presidência da República porque representa para mim a valorização da Liberdade, do Conhecimento e da Transformação que  Portugal necessita.

  • Paulo Côrte-Real

    É urgente restituir a credibilidade às instituições democráticas, começando pela Presidência da República. A função de cumprir e fazer cumprir a Constituição é particularmente exigente e é fundamental voltarmos a ter confiança em quem a desempenha. Sampaio da Nóvoa restitui-nos essa esperança e garante-nos integridade, inteligência e respeito pelas pessoas. Já demonstrou querer promover uma economia inclusiva a par de uma sociedade inclusiva. Sei que defenderá a igualdade de género e que não hesitará em contrariar a discriminação das pessoas LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e trans. Sei que sabe que é a igualdade que nos une. Precisamos dessa união e de um Presidente que saiba promovê-la. Acredito que é Sampaio da Nóvoa que nos vai voltar a ensinar a dizer “nós”.

  • Paulo Sucena

    Fruto de uma sã convivência ao longo de anos, é com alegria que apoio a candidatura de António Nóvoa, certo de que os seus projectos para Portugal respeitam integralmente a Constituição da República e nela se ancoram os princípios e posicionamentos políticos deste cidadão cuja inteireza de carácter e inabalável integridade moral são a garantia de que o seu mandato presidencial apagará da nossa memória 10 anos de um funéreo e funesto pesadelo.

  • Licínio Lima

    António Nóvoa é uma amante da liberdade, um homem de ciência e de cultura que conhece bem o país, a sua história e o seu povo. Solidário e generoso é, também, decidido, corajoso, dialogante e comprometido com causas em torno das quais é capaz de mobilizar os outros. Apoiar a sua candidatura a Presidente da República é para mim um dever cívico indeclinável.

  • Graça Correa

    Após estes últimos anos de confrangedor obscurantismo quero um Presidente que defenda e incentive—com a sua formação internacional, experiência profissional e ética pessoal—a Arte, a Ciência, a Investigação e a Educação em Portugal. Apoio Sampaio da Nóvoa. (Graça Correa é investigadora/professora em Estudos Artísticos e Filosofia da Arte, encenadora e dramaturga).

  • Maria Helena Baião

    Acredito que é possível dotar Portugal de um Presidente atento, vigilante, interessado, culto e inteligente, que possa redignificar o cargo de Presidente da República junto da juventude alheada e abandonada à sua sorte neste País. Conto para isso com a cultura e o vasto saber do meu candidato Sampaio da Nóvoa.

  • Carlos César

    É uma das personalidades que admiro e que melhor representa aquilo que no Portugal de hoje nós pensamos que é preciso, que é pensar com serenidade o país que nos rodeia.

  • Alberto Melo

    Conheço António Sampaio da Nóvoa há mais de 30 anos. Para além do laço afectivo, quero realçar aqui a enorme admiração que sinto pelo seu empenho profundo e incansável nas grandes causas que podem fazer de Portugal uma sociedade mais justa, mais feliz, mais criativa e solidária: a causa da Educação Permanente, a causa da Democracia Cultural, a causa da Cidadania Participativa, a causa do Estado Social. Causas que ele sempre promoveu em Portugal, na Europa, no Mundo.

  • Augusto Santos Silva

    António Nóvoa apresentou-se sem subterfúgios nem tacticismos. Quero um Presidente que contribua para consciencializar os Portugueses das dificuldades por que passam, mas também para exortá-los a que as ultrapassem, valorizando o território, a língua, a educação, o conhecimento, a iniciativa e o talento. Quero um Presidente orientado para o futuro, que projete esperança.

  • Francisco Vaz da Silva

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque a sua candidatura representa o renovar da esperança para Portugal e para os portugueses. Esperança num Portugal mais justo e solidário! Vivemos um novo tempo em que são necessários novos protagonistas para as mudanças que se avizinham. Precisamos de um presidente que esteja presente, capaz de ouvir e dialogar mas que seja interventivo na defesa intransigente do estado social, da escola pública, do serviço nacional de saúde e da cultura.

  • Rosário Gambôa

    Escolher a primeira figura do Estado, quem nos representa e garante a unidade, o funcionamento democrático e soberania do País é um ato cívico da máxima responsabilidade. Eu votarei António Sampaio da Novoa: confio no homem justo, corajoso, conhecedor e empenhado que conheço há muitos anos. Acredito que a esperança só pode nascer da partilha de convicções, comunicadas e aprofundadas num ambiente de participação e mobilização de vontades. Portugal precisa de um folego de luz e confiança. Precisa de se unir e mover para um futuro mais agregador, combativo e estimulante. António Sampaio da Nóvoa tem a inteligência, os princípios e o saber para esta nobre e difícil tarefa.

  • Dalila D´Alte Rodrigues

    O Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa é uma personalidade detentora de uma vasta cultura, sensibilidade e experiência profissional no âmbito da Educação, com grande capacidade de comunicação e bom senso, aberto ao diálogo, confronto de ideias e um profundo respeito pela personalidade humana. A sua candidatura manifesta a vontade de mudança através da união e participação activa de todos os Potugueses na resolução dos graves problemas politico-sociais que os afectam. Sampaio da Nóvoa é o candidato ideal para nos representar na Europa e no mundo, com a competência e a dignidade que merecemos. Tive a honra de me ter dedicado um texto de apresentação para a 3ª edição do meu livro “A infância da arte / A arte da infância”, no âmbito da Educação Artística / Artes Plásticas. Votos do maior sucesso!

  • Luís Vicente

    Eu apoio a candidatura do Prof. Nóvoa à Presidência da República porque é uma candidatura com génese verdadeiramente na cidadania, de grande abrangência e abertura política, e absolutamente descomprometida com qualquer máquina partidária. Tais características, nem mesmo formalmente, encontro em qualquer das outras candidaturas anunciadas que lhe podem fazer frente na disputa pelo exercício da função do mais alto magistrado de Portugal, cuja obrigação primeira é a de representar todos os portugueses à luz do consignado na Constituição. E este é atributo de soberana importância! Para o exercer com determinação e respeito geral, é preciso um Projecto: entre todos os candidatos em presença, o Prof. Nóvoa é o único que, logo na apresentação da sua candidatura (antes das legislativas!) apresentou um Projecto. Ora, um Projecto é coisa substancial; não é festança, e muito menos um conjunto de palavras banais alinhadas com sentido de oportunidade. O Prof. Nóvoa é o único que apresentou Projecto e eu estou com esse Projecto.

  • Jorge Simões

    Apoio o Professor Sampaio da Nóvoa porque ele será um fator de união dos Portugueses. Na sua vida profissional, ele soube ouvir, discutir, dar voz e decidir de forma inovadora, mas sempre de acordo com o interesse geral. Será um Presidente que não se resigna perante injustiças ou fatalidades. Será um Presidente de quem nos vamos orgulhar.

  • Luís Aleluia

    Os artistas deste País precisam de quem os entenda, respeite e defenda.

  • Daniel Reis

    Apoio Sampaio da Nóvoa pois acredito e quero um futuro melhor para o nosso país.

  • Alice Caldeira Cabral

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque é um homem de causas que procura construir a paz social pelo diálogo. Admiro a sua assertividade, bem demonstrada ontem no debate televisivo, bem como a sua capacidade de se deixar desafiar pelas situações sem perder o fio condutor dos valores da transparência, participação social e justiça; o valor que dá à educação e, de um modo geral, à igualdade de oportunidades para todos, abre-nos à esperança.

  • José Valente

    Apoio a eleição de Sampaio da Nóvoa porque acredito, tal como este já argumentou por diversas vezes, que Portugal deve concentrar os seus esforços na imaginação, invenção, cultura e conhecimento, de um desejo de transcendência que alimente os valores fundamentais da civilização e da liberdade. Somos vítimas de uma opressão que promove constantemente a ignorância e a mediocridade, manipulando a massa/população para a ausência de crítica e de intervenção. No meu entender, Sampaio da Nóvoa demonstrou uma enorme coragem com a sua candidatura uma vez que, ao contrário da minoria intelectual portuguesa, se aproximou deste sistema opressor para o combater frente a frente. Eu acredito neste presidente.

  • José Carlos Costa

    O meu apoio a Sampaio da Nóvoa é algo que aconteceu naturalmente. Um homem determinado, com um trajecto de vida pessoal e profissional que honra qualquer um. Numa época em que realmente necessitamos de esperança para os nossos jovens, nada melhor do que termos como Presidente da República uma pessoa que sempre trabalhou e conviveu com eles. Sei que irá olhar para nós com outros olhos, com outro cuidado e acima de tudo com o sentido de patriotismo que tanto nos faz falta. Quem me conhece, sabe que eu gosto e apoio pessoas que sobem na vida pelo mérito próprio, obrigado Sampaio da Nóvoa. E sim, um soldado raso pode chegar a General, tal como um Barrosão pode ser muito bem sucedido na vida, saindo do seu cantinho e dar cartas nos grandes centros urbanos

  • Elsa Justino

    Apoio Sampaio da Nóvoa por ser um verdadeiro humanista que personifica a generosidade e a inteligência do povo português. Só Sampaio da Nóvoa pode devolver aos portugueses através do exercício do mais alto cargo da nação, a dignidade perdida e o sentido de estado de um verdadeiro Presidente da Republica.

  • Armândio Pinheiro

    Depois destes anos todos, ter um cidadão normal em Belém já nos deixaria satisfeitos. Se for também sensível e culto, não só terá o meu voto como o meu apoio público.

  • Jorge Miranda

    Pela sua personalidade humana, inteletual e cívica,  independência, identificação com os valores do Estado de Direito democrático constantes da Constituição e pela necessidade de um Presidente da Republica na linha do que foi Ramalho Eanes.

  • Hélder Mateus da Costa

    Sampaio da Nóvoa tem uma carreira profissional de mérito e elevada qualidade, é culto, inteligente e tem todas as qualidades para significar o elo de união entre todos os que querem olhar o futuro e combater esta  “apagada e vil tristeza” em que temos estado encerrados.

  • Maria Tomás

    Todo o seu passado é revelador de um homem de palavra, íntegro, sábio, possuidor de uma ampla mundividência, atento à realidade da Nação e impulsionador de uma política externa que releve a posição geoestratégica de Portugal.
    Sampaio da Nóvoa tem vindo a mostrar ser o candidato que melhor representa os valores Nacionais, que melhor conhece os anseios da população Portuguesa, a Constituição e as regras Democráticas.
    Sampaio da Nóvoa possuidor de um alto sentido de Estado, irá certamente defender os anseios de todos os Portugueses.
    Votem comigo em Sampaio da Nóvoa!

  • Tomás Patrocínio

    Apoiar a candidatura do Professor António Sampaio da Nóvoa à Presidência da República é considerar uma perspetiva de cidadania plena que não se esgota num voto de quatro em quatro anos, que valoriza o sentido de pertença de todos através de uma participação ativa na vida política, económica, social e cultural do quotidiano, integrando conhecimento, é embarcar numa viagem com destino ao desenvolvimento das pessoas e do país.

  • Madalena Braz Teixeira

    Voto Sampaio da Nóvoa porque não vem da Política nem nas Finanças. Tem experiência de vida na Europa. Estamos fartos de saloios, ávidos de riqueza. Parece ser uma pessoa equilibrada, inteligente e com as reconhecidas qualidades de um bom português.

  • Filomena Gaspar

    Apoiar o Professor Sampaio da Nóvoa pela sua Inteligência, independência, liberdade e persistência. De salientar ainda a enorme capacidade de liderança e de concretização de objetivos com  provas dadas  ao longo da sua vida profissional.

  • Rita Bicha Castelo

    Com Sampaio da Nóvoa Presidente da República, o nosso País terá uma maior estabilidade, um maior bem estar e uma melhor qualidade de vida! Existirá uma constante preocupação com as desigualdades sociais existentes na Sociedade Portuguesa, bem como o modo de as minorar. Tenho a certeza que com Sampaio da Nóvoa voltaremos a ser um País de Gente Feliz !

  • Salvador Pereira dos Santos

    A candidatura de SAMPAIO DA NÓVOA abre-nos horizontes de esperança para um integral respeito pelos princípios e valores consagrados na nossa Constituição, em nome da criação e consolidação de um país mais justo, mais solidário e… com melhor futuro! Um futuro assente em três pilares que considero fundamentais: o reforço da educação, da ciência e da cultura como veículos de valorização do nosso capital humano; a modernização da economia portuguesa, com base na incorporação do conhecimento, da tecnologia e da inovação; e o aprofundamento do Estado Social, em nome da defesa das condições básicas para uma vida digna de todos os cidadãos.

  • João Duarte

    Na diferença dos caminhos que trilhámos, a encruzilhada do encontro não é lugar de hesitação. É sítio de congregar esforços e de avançar. Sei que António Sampaio da Nóvoa sabe a direcção, pois tem na bagagem o progresso e é o motor da impulsão do futuro. Irá continuar a ser. Tenho a certeza!

  • Francisco Goiana da Silva

    Enquanto Reitor abriu a Universidade ao país. Enquanto Presidente irá, certamente, abrir Portugal ao mundo!

  • Eurico Gomes

    Todo o meu apoio só poderia ir para Sampaio da Nóvoa. Espero que, mau grado toda uma campanha já orquestrada há muito, os cidadãos do meu País o entendam e assumam o seu dever para, pelo menos, se poderem reconciliar com uma dignidade mínima essencial a um projecto comum. Aliar a ciência e a cultura a um conhecimento e natural empatia com as gentes, livre do cerceamento dos “arcos do poder” e seus herméticos e corruptos meandros, é, nos tempos que correm, uma bênção que todos deveríamos ter o dever cívico de entender e apoiar.

  • Adriano Pimpão

    Porque apoio Sampaio da Nóvoa?
    No dia seguinte ao anúncio público da candidatura do Professor Sampaio da Nóvoa à Presidência da República, dois órgãos da comunicação social telefonaram a pedir a minha opinião. Perguntaram se um universitário se poderia tornar num bom Presidente da República.
    Achei que a minha resposta seria sempre suspeita, mas procurei ser objectivo lembrando-me do percurso de Sampaio da Nóvoa que conheci ainda eu era reitor da Universidade do Algarve.
    Não hesitei em considerá-lo um homem íntegro, com grandes convicções, mas com um grande respeito pela opinião dos outros e pelos anseios dos seus concidadãos.
    Em política o mais importante são as pessoas e as suas características humanas, o que releva especialmente num candidato a Presidente da República.
    A postura independente no pensamento e nas opções políticas torna de Sampaio da Nóvoa muito próximo do cidadão comum e com grande liberdade para interpretar o caminho que os Portugueses ambicionam percorrer para o seu futuro.
    Sempre o conheci assim e é esta estabilidade e coerência que dão garantias de ser um bom Presidente da República.
    Trabalhemos todos para isso.

  • Teófilo Bento

    É preciso algo mudar, para que algo não fique na mesma… Sente-se que António Sampaio da Nóvoa é a melhor oportunidade de mudança.

  • João Torres

    Eu, como muitos jovens, exigimos um futuro para as mais novas gerações de Portugal. Hoje, os jovens são incentivados a abandonar o seu país. Hoje, os que têm um emprego encontram um conjunto de precariedades que temos de combater. A Candidatura de Sampaio da Nóvoa conseguirá rasgar novos horizontes para todo um povo que espera uma nova e renovada oportunidade.

  • Ana Drago

    António Sampaio da Nóvoa representa uma Candidatura à Presidência da República que é exatamente a resposta que o país precisa hoje, por ser exatamente alguém que não representa o eterno jogo de cartas marcadas dos partidos e da política portuguesa. É um homem que traz consigo a experiência, a sabedoria, a visão que responde a um tempo tão difícil da vida dos Portugueses.

  • Carlos Gomes

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque acredito.

  • Mário Soares

    Gostaria que fosse candidato e, naturalmente, que o apoio. É um bom candidato.

  • Alexandre Cancela d’Abreu

    Entendo que Sampaio da Nóvoa será um excelente Presidente porque alia inteligência e vasta cultura, independência, capacidade de ouvir e dialogar, bem como promover causas justas que têm sido tão esquecidas e desprezadas no nosso país. A sua visão e dinamismo, a sua enorme abertura relativamente às novas realidades da sociedade portuguesa, a sua atitude positiva relativamente ao futuro levam-me a acreditar que podemos eleger como Presidente da República alguém que dá garantias sólidas de servir o país com dedicação e competência.

  • Ana Escoval

    Na Terra dos Homens não devemos procurar um Messias, nem tão pouco alguém que está a olhar para nós, mas sim aquele com quem consigamos olhar na mesma direcção.

  • Carlos Alberto Moniz

    Eu sou músico, compositor, autor e, como tal, uma profissão destas exige que eu seja um cidadão descansado. Com Sampaio da Nóvoa eu sei que vou dormir descansado. Saber que um homem justo, um homem que vai analisar, que vai ouvir, mas que vai decidir, vai estar na Presidência da República do meu País, é um descanso para mim. Vou apoiar, obviamente, Sampaio da Nóvoa.

  • Pedro Branco

    Sou professor do 1º ciclo. Desde muito cedo que António Nóvoa se assumiu como uma referência muito importante na minha forma de pensar e de intervir na escola e fora dela. Estou contigo, António: pelo teu lado humanista, pelo teu sorriso que sente e sabe ouvir, pelo olhar atento que procura compreender, pela tua voz sábia que sempre conseguiu equilibrar e juntar, desafiar e “nunca deixar tudo na mesma”. Só te posso agradecer por estares aqui!

  • Américo Prata

    Vou votar em Sampaio da Nóvoa. Gosto da sua verticalidade, sem “verbos de encher”!

  • Manuel Guerreiro

    Eu apoio António Sampaio da Nóvoa porque acredito na sua competência, ética e dedicação inequívoca ao conteúdo social da democracia! Porque assumiu o compromisso firme de garantir na Presidência da República a defesa, do Estado Social e de serviços públicos qualificados de acesso universal – do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública e da Segurança Social. Porque tem preservado a sua autonomia de pensamento e de posicionamento político enquanto cidadão e considera a política, não como actividade que degrada quem a pratica, mas como acto de cidadania, um exercício ético e intransigente no combate à corrupção e ao clientelismo.

  • Ana Nunes de Almeida

    Despojado das coisas fúteis e mundana, move-se pela causa e a coisa públicas. Forte em convicções, ouve e aproxima as pessoas e os grupos; conhece as raízes e as terras, acredita no conhecimento e na cultura, em Portugal e nos portugueses como futuro. Tem uma visão própria, cosmopolita e aberta sobre a diversidade do mundo.

  • Gabriela Moita

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque sei da sua seriedade e do rigor com que se dedica aos projectos a que se entrega.Porque acredito que tudo fará para cumprir aquilo a que se propõe. Porque acredito na sua capacidade de ajudar a mudar o país.

  • Luísa Cerdeira

    Porque apoio António Sampaio da Nóvoa? Porque quero ter alguém na Presidência da República que possa ser uma referência para os Portugueses e que nos saiba sempre representar e defender! Conheço muito bem as suas qualidades de trabalho, honestidade e sobretudo a sua capacidade de visão e dinamismo para alcançar os objectivos por que luta. Ele sabe ouvir, sabe agregar vontades e sabe decidir quando é necessário. Ou seja tem a experiência e a intuição politica que é necessária num Presidente da República. O nosso país precisa neste momento de alguém que nos dê esperança, que nos motive e nos faça acreditar que é possível atingir um outro viver colectivo! E António Sampaio da Nóvoa é essa pessoa!

  • Elisa Ferreira

    A Candidatura de Sampaio da Nóvoa é uma sorte para um país como Portugal, lançando uma recolocação na agenda de valores fundamentais: a liberdade, a democracia, o desenvolvimento, os jovens, a educação, a ciência, as questões sociais… Tudo isso é necessário, num candidato que não é contra os partidos mas que também não depende deles, nem dos interesses instalados.

  • Bruno Carvalho Machado

    Eu apoio Sampaio da Nóvoa acima de tudo porque partilho da opinião que a política em Portugal precisa urgentemente de um olhar novo. É preciso romper a corrente fechada de políticos e dar oportunidade a novos pensadores. Por muitos anos ouvimos os mesmos discursos, os mesmos erros a serem cometidos e as mesmas pessoas a tomar o poder. Precisamos de um olhar novo sobre o estado em que se encontra Portugal, um olhar de quem esteve do lado do povo.

  • Nuno Gabriel de Mello

    Portugal é o melhor país da Europa, do mundo, um país de grandes talentos e tradições, de mudança e de possibilidades!
    “É com os olhos no futuro que vejo fabricar este presente, com confiança e cabeça erguida, com a certeza de que o professor António Sampaio da Nóvoa não só nos representa como inspira a novas conquistas, porque os vê e sabe dar lugar a novos e mais amplos horizontes.

  • Rui Antunes

    O meu apoio à candidatura do Professor Sampaio da Nóvoa resulta do seu estilo de liderança, dos valores que defende e da sua independência em relação aos vários grupos de interesses que têm influenciado a governação do país: O Professor Sampaio da Nóvoa tem um percurso notável como investigador, professor e reitor que testemunham que é alguém que sabe que as decisões, sobretudo as mais relevantes, exigem independência, coragem e capacidade de agir mas, tão importante como isso, que necessitam de estar ancoradas no conhecimento da realidade, algo que só se consegue quando os decisores não têm receio de ouvir e convocar a comunidade para nelas participar. O Professor Sampaio da Nóvoa é um defensor consistente e persistente dos valores do Estado Social que fizeram da Europa do pós-guerra um lugar de referência na proteção dos direitos sociais e na defesa da dignidade dos seus cidadãos. O percurso de vida do Professor Sampaio da Nóvoa, feito sem concessões aos vários poderes que atuam nos bastidores da vida portuguesa e que minam com frequência a confiança dos portugueses na atuação das instituições, garante que agirá de forma independente e de acordo com os valores que defende.

  • Isabel Santos

    Portugal necessita de restaurar a confiança nas instituições e a esperança no futuro. Sampaio da Nóvoa reúne a visão do país e do mundo, a energia, a abertura ao diálogo e a ousadia, necessárias à tarefa de unir e mobilizar todos os portugueses para a conquista de horizontes mais exigentes de desenvolvimento e justiça social. Estou certa que com Sampaio da Nóvoa devolveremos a dignidade ao cargo de Presidente da República.

  • José Carlos Garcia

    Sampaio da Nóvoa é meu candidato, pela sua humanidade e cultura. Acredito que com ele teremos uma mudança de paradigma na política portuguesa.

  • Marta Caldas

    Apoiar Sampaio da Nóvoa significa apostar num futuro com valores. Acredito no contributo de Sampaio da Nóvoa para enaltecer a Presidência da República e restaurar a confiança num crescimento sustentável e inclusivo. Um Presidente por todos nós.

  • Teresa Cid

    “Estes são os tempos que põem à prova a alma dos homens”, escreveu alguém em vésperas de um grande gesto de afirmação de independência há já mais de dois séculos. Portugal precisa de gente assim com competência, capacidade de acção e organização, mas também com alma e visão de futuro. António Sampaio da Nóvoa consegue sonhar e tornar realidade o seu sonho, a bem do país. Com seriedade, com independência, com espírito de entrega à causa nacional. Por isso o apoio.

  • Gastão Cruz

    Pelo consistente fundamento humanista, cultural e social que a define, a candidatura de António Sampaio da Nóvoa à Presidência da República é, a meu ver, a grande distância das restantes, a que melhor garante o exercício do cargo num sentido que eficazmente contribua para dar a orientação e o exemplo de elevação ética e política de que Portugal tanto necessita.
    Ela dá corpo a um renovado conceito de esquerda, baseado na defesa de valores de liberdade, de solidariedade, de cultura, de justiça, num particular momento da vida do país em que se afigura essencial consolidá-los e fortalecê-los.

  • Manuel Carvalho

    Apoio António Sampaio da Nóvoa porque representa tudo aquilo que a Presidência da República deveria ser e não é: uma visão para Portugal, uma liderança para os portugueses e capacidade de criar consensos para o progresso.

  • Ana Maria Pinho

    Apoio Sampaio da Nóvoa a presidente da república pois é o candidato genuíno, é o candidato que representa todos os interesses e ideias que eu defendo para o nosso país. País livre, cultural e único. Dia 24 voto Sampaio da Novoa sabendo que este é a cara de um novo rumo democrático.

  • João Bargão dos Santos

    Apoio o Professor Sampaio da Nóvoa porque entendo as razões da sua candidatura e o tenho na conta de um homem sério , com carácter e sentido de Pátria.

  • Gonçalo Assis

    A capacidade que tem de conciliar vontades, dirimir diferenças e a de ser efetivamente independente torna-o num candidato presidencial transversal a múltiplos campos ideológicos. É uma pessoa com uma forte capacidade de distinção entre o certo e o errado e que une a esse poder de análise uma energia impressionante na operacionalização de soluções.

  • Álvaro Pina

    Apoio a candidatura de António Sampaio da Nóvoa à Presidência da República porque ela nos traz uma perspetiva de futuro que corta com um presente sem horizontes, fechado na repetição infindável de limites e constrangimentos, e pobre de humanidade. Apoio esta candidatura porque nela vibra a esperança de um Portugal e de uma Europa à medida das necessidades e das aspirações humanas.

  • João Gesta

    Sampaio da Nóvoa é o garante das conquistas de Abril. É um intelectual íntegro e atento às realidades do seu país. Por outro lado, é o candidato mais bem colocado para unir as forças de esquerda contra as políticas prepotentes e fascizantes da direita.

  • Rodrigo Pereira

    Urge dar a Portugal um presidente de confiança e de causas, um presidente que apresente aos portugueses as condições necessárias para que acreditem num Portugal melhor, num Portugal crescente.

    “Sob a direção de um forte general, jamais existirão soldados fracos” disse um dia o patrono da filosofia, Sócrates. Sampaio da Nóvoa é o candidato certo para presidir à República Portuguesa por ser um homem com provas dadas, um homem que se dedicou à política no momento em que achou urgente lutar por um país mais digno, mais igual, mais valorizado. É precisamente de um presidente com valores e princípios tão nobres que Portugal precisa, de um presidente forte e capaz.

    Apoio quem tem provas dadas. Apoio quem afirma estar presente nos momentos mais difíceis. Apoio quem garante ao meu país um futuro de confiança. Apoio António Sampaio da Nóvoa.

  • Sérgio Niza

    Votarei em António Sampaio da Nóvoa para a Presidência da República. Espero que represente o povo português emprestando-lhe a sua lucidez e a sua voz livre e plena nas circunstâncias que a Constituição prevê. Dispõe de tudo para exercer, com intensa dignidade, a magistratura de Chefe de Estado. Tem um conhecimento profundo da história e da cultura portuguesas e uma experimentada liderança em missões diversas. Teceu alargadas relações em vários países onde exerceu, com brilho raro, o magistério universitário. Dedicou uma década da sua vida ao serviço da Presidência, onde trabalhou com o Presidente Jorge Sampaio, prática política que muitos procuram escamotear. Espero que volte de novo a Belém, agora, como Presidente da República Portuguesa. Dele precisamos com urgência para que possa, com o seu prestígio, resgatar o nosso valor como povo no mundo.

  • João Luís Oliva

    O meu apoio funda-se no crédito pessoal e público do seu sério e exemplar desempenho social (quer cívico, quer profissional) e político (embora não partidário). Mas, muito para além disso, no reconhecimento da sua capacidade de exercício de um cargo de decisiva importância na sociedade portuguesa segundo os propósitos de acção expressos na “Carta de Princípios” por ele apresentada.

  • Tiago Pereira

    Apoio Sampaio da Nóvoa por entender, que é cada vez mais preciso participar activamente e nunca esquecer. (Tiago Pereira é Realizador e Visualista. Coordenador do canal de vídeos: “a música portuguesa a gostar dela própria”)

  • Helena Trindade Lopes

    Votar em António da Nóvoa é votar na seriedade, na cultura, na solidariedade e na liberdade.
    Votar em António da Nóvoa é votar por um país mais moderno, mais autêntico e mais esclarecido.
    Votar em António da Nóvoa é a certeza de “ganhar” PORTUGAL.

  • Diogo Varela Silva

    Apoio Sampaio da Nóvoa, por achar que é o exemplo do que deve ser um Presidente da República, uma pessoa culta e ponderada, com um passado de grande envolvimento cívico e sempre ligado a causas importantes, com a frescura de quem não vem do aparelho político-partidário. Acima de tudo, por achar que está na hora de devolver o crédito merecido ao cargo. Eu voto Sampaio da Nóvoa!

  • André Valentim de Almeida

    Eu apoio a candidatura Independente de Sampaio da Nóvoa por considerar que é o candidato mais sensível e preparado para a revigoração de uma área absolutamente fundamental nos tempos algo obscuros que vivemos hoje: a Cultura.

  • António de Vasconcelos Tavares

    Tive o privilégio de trabalhar, cerca de doze anos, lado a lado com o Professor António Sampaio da Nóvoa. Conheço bem a sua maneira de ser e de pensar, pautada por grande sensatez. Revejo-me totalmente nos seus ideais de liberdade, justiça social, fraternidade e na grande importância que confere à educação e à cultura. Considero que é a personalidade ideal para ocupar o mais alto cargo do País. Por isso apoio incondicionalmente a sua Candidatura à Presidência da República.

  • Marcelino de Sousa Lopes

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque acredito que será um Presidente promotor de uma cidadania ativa, animada, mobilizadora e resultante da participação na coisa e na causa pública. Voto em Sampaio da Nóvoa porque com ele acredito que o futuro tem futuro

  • Lídia Matias

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque sou jovem e quero ter um futuro no país que amo e em que nasci. Quero ter orgulho e poder dizer, de queixo erguido, que sou portuguesa.

  • José Pedro Sousa Dias

    Porque a palavra do Presidente deve interrogar sobre os caminhos de presente e do futuro, promover a identidade, a coesão, a confiança e a participação crítica na República. E sobretudo, porque ela deve ser sempre ouvida, não apenas com proveito, mas igualmente com orgulho.

  • Carlos Salomé

    Apoio Sampaio da Novoa por ser de esquerda e independente e não “independente”, ainda por cima é um rapaz do meu ano!!!

  • Rosalvo Almeida

    Apoio Sampaio da Nóvoa sem reservas, livre e espontaneamente. Pelo que conheço da sua vida e pelas palavras que usa nos seus “Princípios” e declarações vejo que será um Presidente que saberá usar os poderes que a Constituição lhe dá. Mais do que isso, penso que é sério (prevalência do interesse comum sobre o privado), sensato (faz o que deve, não o que pode), franco (de hipocrisia estamos fartos), progressista (o caminho da história tem um sentido – o da dignidade humana), culto (não pode ser o mais alto representante de um povo quem o não conhece nem leu os seus poetas).

  • Alberto Amaral

    Sampaio da Nóvoa é um cidadão e um académico exemplar. Tive a oportunidade de o felicitar pela forma aberta e participada como adaptou os estatutos da universidade, com respeito pelas opiniões dos outros e pelos princípios democráticos. Na posterior fusão das duas universidades mostrou uma enorme capacidade de criar consensos. E, além disso, é um homem de cultura, o que é uma inovação em relação ao presente. Por tudo isto merece o meu apoio empenhado.

  • Rui Zink

    Declaro o meu apoio à candidatura cívica de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República. É pouco? É, é apenas o meu voto. Mas é também muito: é um voto.

  • Sérgio Mota

    Vejo no Dr Sampaio da Nóvoa a pessoa certa para o lugar certo. O cargo de Presidente da República deve ser ocupado por alguém que nos faça acreditar verdadeiramente na política. Esse alguém é, indubitavelmente, o Dr Sampaio da Nóvoa.

  • Constança Reis

    Eu apoio Sampaio da Nóvoa porque acredito no futuro do meu país e no que o candidato defende para o tornar um país melhor. Assim sendo, eu acredito que se o “meu Presidente” vencer, Portugal irá evoluir e tornar-se um sítio onde dá gosto viver.

  • António Macedo

    Depois de 10 anos de sobressalto, de susto e, por fim, de sequestro, a República precisa de um Presidente que a resgate. Um Presidente como Sampaio da Nóvoa pode vir a ser. Se eu tivesse tido algum cargo na Casa de Bragança, atrever-me-ia até a dizer que a República precisa, realmente, de Sampaio da Nóvoa no cargo de Presidente. Espera-o uma carga de trabalhos. Mas é por isso mesmo que voto Sampaio da Nóvoa na primeira volta. E na segunda volta, também. Para que ele possa dar não uma, mas duas voltas completas e muito redondas a isto tudo. Abriu-se um ciclo, fecha-se o círculo. A República precisa. A Democracia merece. Vamos a isto que é uma pressa!

  • João Lobato

    Confiar em António Sampaio da Nóvoa é acreditar na liberdade de participação cívica dos portugueses, é acreditar num futuro diferente com dignidade e respeito por todos!

  • José Portela

    Porque apoio António Sampaio da Nóvoa
    Pela sua autenticidade
    Pela sua complexidade
    Pela sua leveza
    Pela confiança e serenidade que emana
    Pela sua vida vivida, pessoal, académica e profissional
    Pela forma empática como se envolve com as pessoas
    Pelo respeito que manifesta para com todas as pessoas
    Pela forma como conduziu, com sucesso, a primeira fusão entre duas universidades portuguesas
    Pelo discurso inovador, pelos valores que defende, pela esperança que cria
    Pela visão para a sociedade portuguesa e pelos compromissos que assume
    Pela defesa da Constituição da República

  • Sandra Pontedeira

    Sampaio da Nóvoa conta com o meu apoio e com o meu voto, porque acredito e confio. Acredito que é o melhor candidato e será um verdadeiro Presidente da República de todas e todos os portugueses, no respeito por todos nós e pelo cumprimento da Constituição. Confio na sua capacidade, confio que agirá sempre em nome do coletivo na defesa do nosso futuro, mas sobretudo do futuro dos nossos filhos. Sampaio da Nóvoa vai certamente dignificar o nosso país, neste novo tempo de esperança. Desejo-lhe os maiores sucessos. (Sandra Pontedeira – Deputada)

  • Francisco Fanhais

    Quem, há quarenta anos, tanto sonhou, não se pode contentar com o tão pouco de agora. Sampaio da Nóvoa é Abril, de novo, na Presidência.

  • Cruzeiro Seixas

    A minha esperança é no sentido da cultura. Que realmente se consiga melhorar a cultura que tem estado absolutamente esquecida. Basta pensar que durante anos nós tivemos uma secretaria da cultura e não um ministério da cultura. Há que melhorar erros, há que melhorar exposições, há que melhorar tudo o que está ligado à cultura. A minha esperança vai toda no sentido de Sampaio da Nóvoa para ver se esquecemos todos estes anos de negridão em que temos estado afogados. Sampaio da Nóvoa pode ser uma luz. Era necessário que essa luz atravessasse esta fronteira, porque realmente sinto-me sufocado dentro desta fronteira. Espero que Sampaio da Nóvoa faça a diferença. É só querer e ter uma vontade realmente forte. Sampaio da Nóvoa tem dado essa grande esperança através da sua vida e através da sua experiência na universidade.

  • Maria Adelina Bandeira Correia

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque acredito que será um Presidente presente, com uma visão humanista, que acredita nas pessoas, que se implica socialmente. Homem ousado que nos trás alegria e esperança. Vamos juntos!

  • José Carlos Almeida

    Apoio e voto em Sampaio da Nóvoa, porque revejo neste candidato o presidente que Portugal precisa neste novo ciclo da vida portuguesa. É um homem de causas justas e solidárias, que defende convictamente a escola pública, o SNS, assim como o combate à corrupção, por uma justiça ao serviço de todos os portugueses.

  • Maria João Cardona

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque me identifico com as ideias que defende e porque reconheço e admiro as capacidades pessoais e profissionais que tem manifestado nos vários cargos  desempe-nhados no domínio politico e no meio académico. Vejo a sua candidatura como um ato de cidadania corajosa num momento tão escuro da história de Portugal. A sua candidatura  representa uma nova esperança num futuro que pode e tem que ser diferente. A sua candidatura personifica uma imagem mais vigorosa e atuante do que pode e deve ser o Presidente da República numa fase critica e determinante da vida do nosso país.

  • Dantas Lima

    Parafraseando o candidato Sampaio da Nóvoa: “estamos num tempo novo”. Esse tempo chegou com novas formas de abordagem ao exercício da política e com uma necessária e presente afetividade com os cidadãos. Por isso, a candidatura de Sampaio da Nóvoa, vem irradiar uma intensa luz sobre este tempo novo e colocar a cidadania no centro do debate. A sua interpretação sobre o papel que um Presidente da República deve ter na sociedade portuguesa, e a sua leitura da constituição como o verdadeiro programa da sua candidatura, são garantias que devemos considerar, na nossa avaliação, no dia da votação. Porque Sampaio da Nóvoa nos traz uma nova esperança para voltarmos a ser cidadãos de corpo inteiro e participantes nas decisões do nosso futuro e ainda porque se trata de um meu conterrâneo onde nos aproxima a sensibilidade pela arte e pelo teatro, eu votarei Sampaio da Nóvoa no dia 24 de Janeiro.

  • José Mateus

    Sampaio da Nóvoa para Cumprir Portugal na Presidência.

  • Padre Lourenço Fontes

    Admiro a sua coragem, hombridade, acredito na sua verdade, sinceridade e generosidade. Os heróis são raros e sonham um mundo mais humano e justo, que outros temem e vão adiando.

  • Cristina Veiga-Pires

    Apoiar a candidatura de Sampaio da Nóvoa é apoiar a democracia participativa, expressa na possibilidade de qualquer cidadão poder ser Presidente da República; é apoiar uma Presidência com uma política apartidária, defendendo os interesses do país e de todos os seus cidadãos; e é sobretudo apoiar um homem íntegro que baseia o futuro da sociedade portuguesa no conhecimento, na educação, na saúde, numa economia sustentável e no respeito social.

  • Franco Charais

    Dentro de algumas semanas iremos eleger um novo Presidente da Republica. Nós, democratas, gostaríamos que ele fosse eleito num universo de votação maciça de eleitores. O anterior foi eleito por cerca de 25% do total do eleitorado o que lhe retirou autoridade para representar todos os portugueses. Seria saudável para a democracia que os novos tempos voltassem a trazer às urnas a esmagadora maioria dos votantes. Perante os candidatos que se apresentam para o exercício do cargo da presidência temos obrigação de procurar conhecer os seus perfis e intenções que os motivam. Zangado com o mal que os partidos do arco do poder fizeram ao meu país que traduz em cerca de 2 milhões de portugueses atirados para o limiar da pobreza, na indignidade de um cidadão não ter acesso a um posto de trabalho, na exportação forçada da nossa mão-de-obra mais classificada, na corrupção gerada por uma promiscuidade inaceitável entre os poderes económicos e políticos, levaram a excluir da minha intenção de voto os candidatos ligados ao felizmente estilhaçado arco da governação. Porque uma nova política que corrija este verdadeiro atentado ao interesse nacional exige a eleição de um novo e descomprometido Presidente da Republica. Afastados da minha intenção de voto Marcelo Rebelo de Sousa por ser o candidato mais intimamente ligado às políticas anteriores, Maria de Belém surgida de uma reacção à ruptura criada no PS pelo seu afastamento do velho arco da governação, Henrique Neto um candidato que estimo mas oriundo do universo dos partidos que governaram o país nas últimas 4 décadas, Paulo de Morais por pensar que na sua importante luta que desenvolve contra a corrupção terá mais liberdade do que espartilhado nos deveres dum Presidente, Marisa Matias e Edgar Silva mais úteis numa missão de fixação de votos partidários, surge-me Sampaio da Nóvoa como o candidato com melhores condições para potenciar os novos tempos ansiados pela grande maioria dos portugueses e encetados pela actual coligação que governa o país. E assim decidi votar em Sampaio da Nóvoa e dar-lhe todo o meu apoio possível.

  • João Moutinho

    Apoio incondicionalmente Sampaio da Nóvoa. Pelo seu conhecimento intelectual e cívico. Pela sua humildade e homem de bem. Pelos valores humanos e palavra dada. Pelo amor à liberdade e à República. Pela garantia de defender a Pátria, a Constituição e os valores de Abril.

  • Rui Lourenço

    Apoio Sampaio da Nóvoa, pela sua dedicação ao serviço público, pela sua competência, pela sua visão de futuro para Portugal.
    Apoio Sampaio da Nóvoa, porque se preocupa com os mais desfavorecidos, com os que não têm voz nem representação, com os que descreem nos valores da democracia.
    Apoio Sampaio da Nóvoa porque se bate contra a crise e o desânimo, congrega energias e vontades no combate às desigualdades desnecessárias, injustas e evitáveis porque defende a coesão social e os valores da solidariedade.
    Apoio Sampaio da Nóvoa pela sua ambição de futuro para Portugal e para os portugueses, para um Portugal mais consciente do seu papel na Europa e no Mundo, mais arrojado e mais confiante nas suas capacidades e potencialidades.

  • Júlio Roldão

    Apoio a candidatura de António Nóvoa – que conheço desde 1972 – pela imensa esperança na recuperação da nobreza da acção e do pensamento políticos que a eleição dele para Presidente da República oferece, reconhecendo-lhe firmeza, independência e sabedoria capazes de garantir, serenamente, que as perspectivas de desenvolvimento para Portugal, tão nítidas como as que ficaram gravadas em quem, como ele, tinha 20 anos no 25 de Abril, renasçam para dissipar o nevoeiro que nos tem envolvido.

  • Luzia Lima-Rodrigues

    Eu voto em Sampaio da Nóvoa para Presidente da República Portuguesa porque sou brasileira e estou convicta de que Sampaio da Nóvoa é a influência que o Brasil merece e, sobretudo, necessita – com urgência! Eu voto Sampaio da Nóvoa porque sou mãe e porque quero uma vida democrática e feliz para as futuras gerações. Eu voto Sampaio da Nóvoa porque escolhi ser portuguesa e cidadã de um mundo que será muito melhor, com Sampaio da Nóvoa na Presidência desta República.

  • Ulisses Garrido

    Eu quero um Presidente que se interrogue e que nos faça pensar fora do quadrado habitual e do cardápio das soluções feitas em que outros se têm enjaulado; dum Presidente para quem o todo vale mais que a parte e que não anulando os indivíduos, contribui para construir comunidades; dum Presidente que sendo idealista, não deixa de ser pragmático.

  • Maria Eduarda Gonçalves

    Na Presidência da República, Sampaio da Nóvoa garante-nos não só o respeito, mas também a promoção ativa dos genuínos valores da democracia e da liberdade e dos princípios e direitos consagrados na Constituição da República.
    Sampaio da Nóvoa na Presidência dará continuidade ao modelo de magistratura de influência dos presidentes Eanes, Soares e Sampaio. A sua cultura, o seu humanismo, a sua integridade, antecipam uma presidência mobilizadora e moralizadora, próxima dos cidadãos, uma gestão aberta e equilibrada dos conflitos políticos e sociais – indispensável no momento crítico que Portugal atravessa.

  • Marta Lima Basto

    O Professor Sampaio da Nóvoa é um pensador que me toca profundamente quando o ouço pensar. Já mostrou ser capaz de por em prática sonhos difíceis de realizar, capacidade central no exercício do poder de um Presidente da República.

  • José Jorge Letria

    Apoio a candidatura de António Sampaio da Nóvoa desde o início e nunca tive dúvidas acerca da sua capacidade intelectual e do genuíno desejo de, a partir de um conceito dinâmico de cidadania e de liberdade, querer fortalecer a nossa vida democrática e fazer da Presidência da República um espaço vivo de intervenção e de promoção do diálogo entre pessoas e instituições que pode gerar os consensos necessários para que Portugal recupere a confiança e a esperança que fazem crescer e progredir. Sempre gostei da forma como fala da liberdade e do sonho, do inadiável desejo de mudança e dos factores de apreensão e descrença que determinaram a saída de Portugal de quase meio milhão de pessoas, num processo que tanto nos tem empobrecido e fragilizado. O seu discurso é o da clareza e da mobilização de energias e de vontades, em nome dos grandes desígnios que quatro anos e meio de governação de direita gravemente ameaçaram. Com António Sampaio da Nóvoa renasceu uma parcela importante da esperança de Abril que deve ser capaz de juntar várias gerações num combate cívico e político que impeça de Portugal de ficar nas mãos de uma direita ressentida e retrógrada que nos poderia fazer regressar a um passado de obscurantismo e medo. Com Sampaio da Nóvoa é mesmo o futuro que conta. Por tudo isto, voto António Sampaio da Nóvoa para representar o melhor do que somos e queremos.

  • Belmiro Cabrito

    Conheço António Nóvoa faz dezenas de anos. Sou seu amigo. Nem sempre concordei com ele. Tivemos, e temos certamente, formas diferentes de estar, de fazer, de sentir mas, definitivamente, concordo totalmente com ele e a sua vontade de lutar contra uma política que afasta os cidadãos da política enquanto acção ao serviço do bem comum e que deixa que os outros, sem nos ouvirem e não cumprindo o que afirmaram fazer, forjem o nosso destino ao sabor dos seus interesses miudinhos e egoístas. Para o António Nóvoa que conheço e agora se dá a conhecer a todos nós, escutar, dialogar e participar são acções que fazem parte do seu quotidiano. António Nóvoa será um Presidente justo, honesto, trabalhador, preocupado, participativo, combativo, verdadeiro.  Para mim é claro que António Nóvoa é o Presidente que Portugal, as Portuguesas e os Portugueses precisam.

  • Chalo Correia

    Este é o candidato que reúne todas as qualidades para ser Presidente da Republica Portuguesa, e também por achar que está próximo da comunidade emigrante, em particular da comunidade africana.

  • António Branco

    A coragem, a determinação, o comprometimento e os princípios de AntónioSampaio da Nóvoa convocaram em mim a responsabilidade de participar neste movimento político de cidadania cuja finalidade é afirmar que, contrariamente ao que nos querem fazer crer, existe uma alternativa para o medo, para o silêncio e para a resignação.

  • Susana Leal

    Apoio o Professor Sampaio da Nóvoa por considerar ser uma pessoa que pela sua experiência de vida, vivências profissionais e modo de agir, tem capacidade para trazer uma lufada de ar fresco à vida política portuguesa. A sua capacidade de gerar consensos, gerir divergências e tomar decisões em prol da coisa pública merecem a minha confiança para exercer a magistratura de Presidente da República.

  • Antonieta Barros

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque acredito que, com ele, Portugal será um País atento às necessidades e interesses de todos, onde a honestidade e a participação será a chave para uma verdadeira convivência democrática. Apoio Sampaio da Nóvoa porque Portugal precisa da sua inteligência e da sua criatividade para superar dificuldades e encontrar o caminho para o crescimento. É imperioso que neste País a criação volte a impor-se ao caos e que os portugueses construam, de uma vez por todas, um País diferente, onde todos nos orgulhemos de viver. Apoio Sampaio da Nóvoa porque quero que o meu País valorize o espaço público e impulsione a participação comunitária, que proteja e promova a saúde das suas gentes, que garanta a igualdade na educação e na cultura, que recupere e transforme as bases do crescimento económico assegurando as condições à competitividade num ambiente saudável, que se desenvolva à escala humana e com qualidade de vida, um Portugal onde o Estado esteja presente e onde, de maneira responsável e eficiente, se lute pela satisfação das necessidades das suas gentes e pelo fim das políticas de austeridade.

  • Margarida Neves

    Apoio o Professor Sampaio da Nóvoa porque apoio e defendo, sobretudo, a liberdade de escolha e a alternativa construtiva. Apoio quem quer pensar nos cidadãos e num Portugal com futuro para os nossos jovens.

  • Pedro Cortegaça

    Esperança, Compromisso, Lealdade e Ambição. Estes são os valores que revejo na candidatura de um Homem fiel aos seus princípios, ao seu país e aos seus. Estes são os valores que os jovens portugueses necessitam para o futuro do seu país. O futuro é Sampaio da Nóvoa!

  • David Rodrigues

    Sampaio da Nóvoa liga-nos ao melhor da nossa tradição democrática pós 25 de Abril. A sua candidatura é a afirmação de um Portugal que recusa ser um país periférico, pobre e entristecido. A sua candidatura é uma luz de esperança no Portugal que queremos para o futuro.

  • Nuno Markl

    Eu, que vivo há mais de 20 anos das piadas, encontrei como animador sinal de que Sampaio da Nóvoa é o candidato que importa, o facto dele me dificultar o ofício: é difícil fazer humor sobre ele, porque é difícil fazer humor com gente sensata, decente, humana, com propostas sérias, desprovidas de populismo. É uma candidatura de um cidadão – etiqueta que, noutros casos, já tem sido usada indevidamente como pretexto para não se ter rumo definido e se deixar andar ao sabor do vento e de interesses pessoais – e é refrescante que este seja um cidadão com ideias, com um caminho sem desvios e atalhos para interesses e lobbies. Um caminho de esperança. Terrível para a comédia, sim – magnífico para o país. Que se dane a comédia, pois então. Dia 24 votarei em Sampaio da Nóvoa.

  • Maria João Luís

    Sampaio da Nóvoa tem de ganhar estas eleições. Precisamos de um Presidente da República humano. Capaz de dialogar. Capaz de perceber o momento histórico em que nos encontramos. Tem o meu apoio. Tem o meu voto. 

  • Ana Cristina Silva

    Quero um Presidente da República que saiba defender as conquistas de Abril expressas na Constituição. Por isso apoio Sampaio da Nóvoa.

  • Emerenciano Rodrigues

    Sou artista plástico, mas sou sobretudo uma pessoa, liga o artista e a pessoa uma perspectiva política, a da atenção às manifestações que caracterizam o mundo que habitamos. O sublinhado que utilizei numa exposição que realizei na cidade do Porto, palavras de Deleuze, “um pouco de possível se não sufoco”, aproxima-me de uma realidade que me é exterior, e posso pensar a partir dela, percebendo que sou uma pessoa de esquerda. E compreendo o que escreveu no livro Hipóteses de Abril Eduardo Prado Coelho, cito de memória, que a direita tem de ter a sua esquerda porque há problemas a resolver. Apoio o professor Sampaio da Nóvoa para ser presidente de todos os portugueses, julgo que o candidato pensa a partir de fora, do mundo, a sua determinação contrasta com a não determinação e a indiferença que caracterizou a presidência de Cavaco Silva. Não menorizo Edgar Silva nem Marisa Matias, mesmo quando assumem as suas ligações partidárias, o que não constitui um defeito, no entanto Sampaio da Nóvoa, sendo verdadeiramente independente dos partidos políticos, não é um falso independente, também, e com a sua eleição cumpre-se a Constituição da República Portuguesa.

  • António dos Reis

    Apoio Professor Sampaio da Nóvoa pelas suas ideias revolucionárias para Portugal.

  • Álvaro Ribeiro Esteves

    Apoio a candidatura do Professor Sampaio da Nóvoa, porque me revejo integralmente nas suas aspirações para o País, na dignidade que quer devolver à política e aos portugueses, na sua recusa em aceitar que Portugal seja menos do que é. Como estudante, pude assistir à capacidade de mobilização do Professor Sampaio da Nóvoa, transformando o impossível em realidade. A mesma convicção, a mesma coerência, a mesma vontade marcam hoje esta candidatura,  que é, para todos, uma candidatura de esperança.

  • Delfim Santos

    Apoio Sampaio da Nóvoa pela mudança.

  • Leonel Pinheiro

    Apoio Sampaio da Nóvoa porque é um candidato que luta contra as desigualdades cada vez mais acentuadas no nosso país. Com um passado ligado à educação e artes, é a pessoa certa no lugar certo para Portugal deixar de ser um conjunto de números, para passar a ser um país social e culturalmente consciente e responsável.

  • João Pedro Vieira

    Pelo Exemplo do trajecto, pela Coragem da candidatura e pela Esperança da palavra, estou, obviamente com e por Sampaio da Nóvoa!

  • António Mendes Pedro

    Apoio a candidatura de Sampaio da Nóvoa pela cooperação contra a competição e pelo desenvolvimento humano contra o crescimento.

  • Pedro Barroso

    A imagem de Portugal no mundo carece de um presidente que seja, também ele, do lado do conhecimento, do lado da qualidade interventiva, com preocupações sobre o futuro da europa e do mundo (…). Pessoalmente, eu votarei no Professor Sampaio da Nóvoa e terei um grande orgulho e rever-me-hei, seguramente, na qualidade que ele vai transmitir a todos os portugueses, numa requalificação da imagem de Portugal no mundo que ele vai ajudar a reconstruir. Eu voto Sampaio da Nóvoa.

  • José Carlos Barbosa

    António Sampaio da Nóvoa: O regresso da esperança.

  • Fernando Pinto

    Conheci Sampaio da Nóvoa nas comemorações dos 100 anos da Universidade de Lisboa. Admirei a sua imaginação e a sua subtileza, que confirmei no Discurso do 10 de Junho do ano seguinte, em 2012. Somei-lhe então inteligência, cultura e coragem. Foi por isso que, quando se candidatou, não tive qualquer dificuldade: estava já encontrado o meu candidato à Presidência da República, que espero se torne o presidente de todos nós. (Fernando Pinto é arquitecto e ex-Conselheiro de Obras Públicas).

  • Bárbara Aranda da Silva

    Apoio António Sampaio da Nóvoa pela sua proximidade às pessoas, determinação e humanismo. Pela sua preocupação na prosperidade e bem-estar individual e coletivo. Por se comprometer a olhar para temas como a diversidade e a igualdade de género. Por promover a cidadania ativa, especialmente envolvendo os mais jovens. Com António Sampaio da Nóvoa, acredito que será possível uma sociedade mais solidária e um futuro com oportunidades para todos os Portugueses!